Pé diabético o que é e como tratar?

Brasil é o 5º país em termos de incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos

Calcula-se que 9,3% dos adultos, entre 20 e 79 anos, uma média de 463 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil, o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Fique atento aos alertas e sintomas: não basta ainda conhecer a doença e suas variantes. É fundamental saber investigar, identificar e estar sempre atento aos sintomas e sinais de pré-diabetes e diabetes relatados pelos pacientes.

O que é Pé Diabético?

O Pé Diabético é, como o próprio nome indica, uma lesão que ocorre no pé causado pela diabetes. Trata-se de uma complicação que tanto pode surgir na diabetes tipo 1, como na diabetes tipo 2. Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. Esses pacientes precisam estar atentos a alguns fatores de risco para o desencadeamento de úlceras nos pés, tais como:

• Cortar as unhas dos pés;
  • Escolher sapatos confortáveis (evitar sapatos com pontas finas e apertados);
  • Manter os pés sempre aquecidos;
  • Evitar andar descalço e não retirar calos ou cutículas;
  • Doença ocular por diabetes;
  • Doença arterial periférica;
  • Tabagismo.

Com pequenos cuidados de higiene diários podemos prevenir a formação de ulcerações, além do acompanhamento da glicose dentro dos níveis da normalidade e monitoramento adequado do seu  médico.

Quais os tratamentos para o Pé Diabético:

Os tratamentos são, habitualmente estabelecidos pelo Médico Cirurgião Vascular, após exame minucioso dos pés. Pequenas lesões como micoses interdigitais ou mesmo ferimentos leves podem evoluir para graves infecções que pelo comprometimento  da circulação local em casos graves levam até a amputação do membro acometido.

Fique atento aos sintomas, procure sempre seu profissional de confiança e realize suas consultas de rotina!