Há tratamento para Linfedema?

Sim. Muito embora com a tecnologia e os recursos que dispomos atualmente o Linfedema não tem uma cura, é possível e importantíssimo fazer o tratamento adequado a fim de bloquear a evolução da doença e diminuir suas graves consequências. Tal tratamento é baseado em quatro pontos fundamentais, conhecido como terapia física complexa (TFC).

Os componentes desse tratamento consistem na drenagem linfática manual, exercícios que estimulem a drenagem linfática (miolinfocinéticos), terapia de compressão (com meias/luvas elásticas ou bandagens compressivas) e os cuidados com a pele como hidratação e prevenção de infecções fúngicas ou bacterianas (erisipelas). A associação de linfedema de membros inferiores e doença venosa (varizes ou insuficiência venosa crônica) é bastante frequente. Nestes casos, o tratamento concomitante pode trazer benefícios (veja o tratamento específico da doença venosa no texto correspondente) e uso de medicações flebotônicas e/ou meias de compressão pode ajudar a minimizar os sintomas.

Entre em contato

Contamos com uma equipe formada por profissionais com excelente formação e atualizada com o que há de mais moderno em vascular.

    FORMULÁRIO